Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Teatro e Educação

Teatro é uma forma de inclusão, de rompimento de barreiras, em um mundo onde a cada dia o ser humano é pensado como mais um, quando deveria ser respeitado por suas características individuais e levado ao crescimento participativo de uma coletividade significante do ponto de vista do ser por suas individualidades. O fazer teatro colabora e influencia a descoberta do eu e do outro. (Gosto de repetir isso!)
A arte tem um papel muito importante na formação do ser humano no seu processo de desenvolvimento cognitivo e o teatro, sendo uma das formas mais completas de arte, contribui para isso. É uma forma de interagir com o meio, com outras pessoas e de se descobrir, um processo lúdico de obter conhecimentos, desenvolver a criatividade, trabalhar a leitura, desenvolver o senso crítico, a descoberta do corpo.
Seria muito interessante que todos tivessem acesso ao teatro, seja na forma de aulas e/ou como apreciação.
Ultimamente tenho participado de um projeto no qual apresentamos (grupo Oco Teatro Laboratório) em escolas uma montagem curta que tem feito muito sucesso. Com um tema polémico e obrigatório: sexualidade. Em mais ou menos quinze minutos com humor e muita música tratamos do tema de forma lúdica e direta.
É interessante ver como a mensagem chega rápida e leve, como esses adolescentes e crianças participam. O que estou fazendo nesse momento não é simplesmente divulgar o trabalho. estou dando um exemplo de como se pode informar através do teatro. Um trabalho didático não precisa ser enfadonho e simplesmente descritivo. Pode ser engraçado, direto, simples e de qualidade.
Na maioria das vezes esse é o primeiro contato com o teatro. Tá, não estou contando nenhuma novidade, mas então por que não ser valorizado? E vamos arregaçar as mangas...
Tá valendo a pena Oco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão