Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TEATRO INOVADOR HÁ DÉCADAS: BOB WILSON


Sonetos de Shakeaspere é um espetáculo baseado nos Sonetos de Shakespeare concebido pelo encenador, coreógrafo, escultor, pintor e dramaturgo norte-americano Robson Wilson em 2009. Bob Wilson nasceu no Texas (EUA) em quatro de outubro de 1941 e teve sua infância marcada por uma dificuldade na fala, o que pode ter sido o propulsor do seu estilo de trabalho no qual o texto falado não é a maior referência. Seus trabalhos sempre inovadores trazem à imagem, a multimídia, a luz, o uso da dança, música, texto de uma forma indissolúvel, aonde em alguns momentos são formados verdadeiros quadros, elementos podem ter em determinados momentos, mais importância que os atores em cena. Talvez tenha sido também um dos motivos para em seus trabalhos existirem em cena uma diversidade humana muito grande, idosos, crianças, obesos e por diversas vezes participaram de seus espetáculos pessoas com deficiências, principalmente a surdez e o autismo, Inclusive tendo realizado um espetáculo só com surdos: O Olhar do surdo.
Seus trabalhos quase sempre quebram os conceitos pré-estabelecidos, testam a paciência e inteligência de quem vê. Alguns espetáculos têm a duração de muitas horas, imagens em câmera lenta ou imagens praticamente estáticas. Repetições de ações ou palavras exaustivamente ou algumas vezes à sutileza são uma constante.
Neste espetáculo ele contou com a participação do músico Rufus Wainwrighit que escreveu músicas para 24 poemas dos 154 encenados. As músicas tem um estilo pop dando assim uma aproximação ao novo ao contemporâneo numa encenação que surge a partir de textos tão antigos, mas que retratam temas universais e atemporais como o amor, a traição, o poder, a beleza, a politica e a morte.
Fazendo uma referência ao teatro Elisabetano que não permitia a atuação das mulheres, homens interpretam papeis femininos e as mulheres os masculinos. A iluminação, os figurinos, a maquiagem estilizados e impecáveis, o cenário minimalista não estão somente para compor, mas é parte fundamental de todo o trabalho.
Incrível como ele consegue transformar um clássico sem pudores, com elementos atuais e belos, misturando o lírico com o grotesco. Um espetáculo lindo de quatro horas de duração que a meu ver passaria muito rápido por tamanho deleite.


VOTEM NO DEA E O MUNDO PARA TOP BLOG 2011, É SÓ CLICAR AQUI

8 comentários:

  1. Quando se nasce com o dom, ninguém tira os méritos de uma boa criação "transformação". Arte é arte e cada um com seu conceito.
    Parabéns.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Tem presentinho p/ vc no meu Mundod de Magia:
    http://thewitchingworld.blogspot.com/2011/06/selinho-seis-meses-de-amor-imortal.html

    :)

    Bjinhosssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dea!
    Não conhecia, muito bom!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  4. Interessante saber, vou procurar conhecer mais do trabalho dele.

    Esta votada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este fim de semana fui ao teatro e pensei em como seria legal vê-la atuando!
    Passei para deixar um beijo.
    SNACK!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe Lu, acredito mais em trabalho duro do que dom.

    Obrigada Carla pelo selo.

    Que bom que gostou Rike, no youtube tem muitos trabalhos dele.

    Reiffer eu também acho demais

    Procure mesmo Pensador, pq vale a pena. E obrigada por votar.

    Dita Panul, espero sim que isso possa acontecer rsrs.

    Um beijão para vcs.

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana o post. Só fui ler agora. Parabéns pelo blog Déa.

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão