Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

HISTÓRIA RESUMIDA DAS MÁSCARAS





Máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, (mas existem máscaras de corpo), usadas para diversos propósitos: Lúdicos (como nos baile de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos, ou de natureza prática (máscaras de proteção).
Desde o inicio da civilização que o homem se utiliza de máscaras, há estudos antropológicos e descobertas arqueológicas feitas a partir do séc. IX que atestam que as máscaras foram mais difundidas no mundo do que o arado, a alavanca e o arpão. Contudo diversas foram as formas de uso no decorrer dos tempos e pelos os cinco continentes, A principio a máscara tinha o papel de ligação do homem com o mítico com as forças que ele não conhecia, com as forças da natureza.
Os povos mais primitivos que ignoravam o uso dos mais simples utensílios fabricavam máscaras para usá-las no contexto ritualístico e sagrado. Um bom exemplo disso são as máscaras ritualísticas africanas, primavam pela intensa expressividade e serviam como mediação entre a esfera sobrenatural e o natural. Elas não traduziam emoção do individuo; não era o retrato do homem, que combate, que ama, que teme, que morre, mas era sim o próprio temor, a guerra, a morte.
A primeira encenação artística historicamente comprovada no ocidente foi uma tragédia escrita e encenada por Téspis de Içaria, realizada em Atenas, em 534 AC, durante o governo do tiranoPisístrato. Na Grécia antiga as máscaras não eram usadas como hoje elas eram seguras pelas mãos e só colocadas no momento da fala, com abertura na cavidade da boca com o formato de um cone ajudaria assim a amplificar a fala dos atores. Mais isso é só uma suposição.
Principais funções da máscara :


· Disfarce
· Esconder revelando
· Transfiguração
· Representações de espíritos da natureza: deuses, antepassados, seres sobrenaturais, representações de animais.
· Interação com dança ou movimento
· Fundamental nas religiões animistas
· Mero adereço
As mascaras conferem a quem usa ainda que seja usada como mero adereço uma transformação, pois para efeito do uso da mascara, se faz necessária uma mudança de postura, de atitude corporal e nos casos ritualísticos até de estado comportamental.
Etimologicamente falando o termo máscara tem uma origem controversa. Para uns procede do italiano maschera. Originariamente, estaria relacionada, ao baixo latim mediterrâneo masca, cujo sentido era o de “demônio” e que no séc. VII assume a acepção de “bruxa ou feiticeira”. Para outros o termo maschera foi introduzido na Itália a partir das invasões árabes significando “personagem bufão” por sua vez derivado do verbo sahir que quer dizer “ridicularizar”. Outra versão seria de que ela é originária do latim masca que significa “fantasma”, ou no árabemaskharah que significa “palhaço”, homem disfarçado.
Na história da máscara temos basicamente quatro tipos:
  • Cabeça inteira :Greco -latina
  • Máscara de rosto inteira: Máscara muda                                         
  • Meia máscara: Comedia italiana
  • Clown: "O nariz", menor máscara do mundo
São infinitas as variações e utilidades das máscaras na história da humanidade, por certo aqui estão citadas uma minoria que não chega nem perto de englobar esse imenso universo.
Já no início dos tempos, percebe-se a necessidade do homem em se disfarçar, se transformar, se metamorfosear, procurando assumir outras faces que não a dele. Mas para que essa busca por outras identidades? E como essas pessoas que já na Pré-História conseguiam essa tão almejada dissimulação, essa troca do seu Eu pelo outro?
A Máscara é um objeto que pode ser confeccionada com uma diversidade imensa de materiais, e tem como principal finalidade cobrir o rosto, disfarçar a pessoa que a põe.
“A máscara é o caos” (Milaré, 2000), é o caos por que metamorfoseia divindade/homem e animal em uma unidade eliminando suas diferenças para eliminar também o seu Eu. E era justamente esta, à busca dos homens da Pré-História, de onde se tem relato da utilização das mesmas pela primeira vez, ainda sem nenhuma pretensão teatral. Essa utilização era totalmenteritualística.
“Mas, à medida que os rituais decaem, a máscara se “dessacraliza” (Teatro de animação, A máscara), passa a ter um outro significado, não que isso venha anular o seu cunho ritualístico, um significado que ganha ascensão no teatro Ocidental, mais especificamente no teatro Grego e Romano, que é onde se “inventa” a máscara inteira, uma máscara que cobre todo o rosto, com o mesmo objetivo de esconder o Eu do ator para assumir a identidade de um outro ser. Neste momento a máscara é tão significativa, que “(...) Em Roma, quando o ator não interpretava bem o papel que lhe foi atribuído, era obrigado a tirar a máscara para expor o seu próprio rosto aos insultos do público” (Scala, p.13).
A máscara de rosto inteira serve para esconder totalmente a face do individuo que está por trás dela, é também chamada de máscara muda por não permitir a projeção da voz do individuo que a veste. Muito utilizada em festa carnavalesca e em rituais de algumas tribos.
Um outro tipo de máscaras aparece na renascença, com a Commedia Dell’Arte, meia máscara, talvez a mais famosa de todas as outras máscaras. A meia máscara como ficou conhecida permite ao ator ter uma boa articulação vocal, ao contrario da máscara inteira do teatro Greco-Romano que de certa forma atrapalhava essa articulação, prejuízo este que era sanado com a maravilhosa acústica dos teatros daquela época. Como os comediantes dell’arte não gozavam desse recurso, pois os mesmos se apresentavam nas praças, eles adaptaram a máscara cortando-a um pouco abaixo do nariz, deixando assim a boca totalmente livre.
Á máscara do Clown durante toda sua história veio carregada de muita alegria, e empreguinadade muitos sorrisos arrancados meio há vários séculos de sua existência. Mesmo sendo a menor máscara do mundo ela conseguiu provocar gigantescas sensações de que a vê em cena.
Vampira Dea
Referências:

Scala, Flaminio.As Loucuras de Isabela. São Paulo: Iluminuras, 2003. organização: Roberta Barni.
Teatro de animação. A Máscara.
Milaré, Sebastião. Catálogo da exposição Máscaras, realizado de 1 de setembro a 8 de outubro de 2000 no foyer do CCSP.Amaral,Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos,Objetos-3º ed.-Editora da Universidade de S. Paulo, 1996.- ( Texto e Arte; nº. 2).

Fotos: Máscaras de careta de Maragogipe Bahia , Os Sonhos de Segismundo oco Teatro Laboratório, Antígona e Los Musicos Ambulantes  do grupo 

Yuyachkani

 Perú

7 comentários:

  1. Realmente remonta da antiguidade o uso das mascaras. Muito bom seu artigo falando delas. ainda hoje a saudade bate quando lembramos dos bons carnavais do passado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem, Dea!

    Sou fascinada por máscaras. Tenho 32, inclusive três de Veneza e uma africana. Fora algumas que emprestei a amigas que nunca as devolveram. Talvez as máscaras revelem o verdadeiro caráter de quem as usa...

    Beijos

    PS: Obrigada pela visita. Aqueles hacais são meus mesmo. Apenas os títulos foram traduzidos do português para o japonês.

    ResponderExcluir
  3. E vc foi direto pro carnaval né , Lu

    Imagine Assis se obrigam os politicos a tirarem as máscaras rsrsr

    Olha Anga, a máscara em vez de esconder expõe o verdadeiro eu

    É COMIGO? A honra é toda minha e vc acertou em mais uma definição sobre as máscaras.

    Toninho máscaras é um campo muito vasto na pesquisa da representação

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Gosto de conhecer a história, os mitos.
    No carnaval, as máscaras que usei foram batizadas de "da amizade". Foi uma forma de atração ou quem sabe eu que me soltei mais com elas.
    Aqui tem um lugar delicioso que trabalha muito o lúdico e o místico, chamado Esopo. Quando você vier me visitar, te levo lá. Acho que vai adorar!
    Beijo, Dea

    MeninaMisteriosa

    ResponderExcluir
  5. Gosto de conhecer a história, os mitos.
    No carnaval, as máscaras que usei foram batizadas de "da amizade". Foi uma forma de atração ou quem sabe eu que me soltei mais com elas.
    Aqui tem um lugar delicioso que trabalha muito o lúdico e o místico, chamado Esopo. Quando você vier me visitar, te levo lá. Acho que vai adorar!
    Beijo, Dea

    MeninaMisteriosa

    ResponderExcluir
  6. Faltou falar sobre o uso de mascaras pelos lutadores mexicanos.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o post dea!
    É bom saber o significado das mascaras e suas origens.
    Muitas vezes a sustentamos sem saber.

    Parabens

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão