Seguidores

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ESCOLA E LIBERDADE, SEM MEDOS

Um dia observando uma aula de artes em uma escola pública percebi que pouca coisa mudou em décadas.Perguntei a professora o que ela seguia e ela me respondeu: “OS SETE SABERES – EDGAR MORIM (O erro e a ilusão, os princípios do conhecimento pertinente, ensinar a condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, ensinar a compreensão, a ética do gênero humano). Não percebi muito saber naquela forma de ensinar, crianças sentadas em carteiras esperando ordens sem direito de opinar e o pior sem direito de usar a criatividade, não tendo a chance de descobrir.Ela mostrava e traçava cada passo, o que as crianças tinham que fazer igualzinho a ela, senão não teriam nota.Senão ela poderia perder o controle.
Isto é um total absurdo no qual eu conheço por experiência própria quando fazia copias e mais copias em tudo inclusive na aula de arte. Porém no meu tempo a escola era tecnicista, estávamos na ditadura e não importava que as pessoas fossem criativas, mas sim aprendessem o bastante para desenvolver uma única função mecanicamente durante toda a vida. Passou o tempo e me pergunto: Por que evoluímos tão pouco? Terá sido por não termos até hoje estabelecido o que já é lei no PCN ou o PCN é tão contraditório, confuso e retrogrado que não valha a pena?
Se eu já estava confusa fiquei mais ainda, principalmente por ser uma questão direta passou-se uma geração e não houve mudanças significativas. O professor de arte realmente tem uma batalha a travar, contudo se não esta disposto a ser um guerreiro por que tantos professores entram nesta luta, que não é só na área de artes e sim de toda educação. Quando será que os educadores e os poderosos vão entender que as pessoas exercitando a sua sensibilidade e criatividade serão criativas em qualquer setor que sigam ? Vai demorar...
Meu filho quando tinha cinco anos desenhou tudo preto e foi o bastante pra psicológa ser acionada, me chamarem e me bombardearem com todo tipo de pergunta, desconfiando que meu filho passava por algum tipo de violência ou depressão. Quando perguntaram a ele porque desenhava assim ele respondeu com toda naturalidade com a pergunta mais óbvia para uma criança de cinco anos: Desenhei assim porque preto é a minha cor preferida ora!


7 comentários:

  1. Pois é amiga, eu é que o diga nas décadas de 60/70 sofri muito com isso, não deixavam eu criar nada e sempre tinham essa de procure um psicólogo ou analista, que coisa horrível!
    Hoje a coisa é diferente toda a transformação artística (criação) é só elogios.
    Ps: Estive fora da mídia por problemas com acesso a internet, pois ainda sofremos com o incidente (incêndio) que acometeu a central de transmissão de dados da Oi Velox em Salvador Ba.no mês passado. Espero que compreendam.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Incentivar a liberdade e a criatividade em aula de arte é fundamental. Mas o excesso de liberdade e de direito de se expressar livremente, seja nas demais disciplinas escolares e/ou na vida, deu margem a esta baderna em que estão escola e mundo. Graças às muitas cópias que fiz, posso afirmar que hoje tenho condições de criar algo próprio, ao contrário dos docentes e discentes desses PCNs impróprios até mesmo para adestrar quadrúpedes.

    ResponderExcluir
  3. Dea, ainda existem os que acham que a arte deva ser expressa sob rígido controle e os que querem combater isso acham que o exagero é a saída. Eu continuo a favor do equilíbrio.

    Ótimo texto!

    Beijo

    MeninaMisteriosa

    ResponderExcluir
  4. Mas na parte artística Assis, isso tolhe e até estagna a criatividade.E o ex que coloquei é bem direto: Desenhos.
    Beijos e adoro contestadores e prova que ainda bem vc não foi afetado como eu tb n rsrsr pq o espírito da gente é mais de guerrear do que aceitar rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Profundo e consciente teu texto,parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. intiresno muito, obrigado

    ResponderExcluir
  7. Herança da Revolução Industrial!!! O governo viu que tudo dá tão certo que manteve esse formato em que se aprende a reproduzir, não a produzir!
    Então mata se o senso crítico, e a propria "seleção natural" de "cidadãos" no sentido pleno da palavra!Pink Floyd que o diga!!!Ótima música!Ótima mensagem!Ótimo post!
    Abração querida!!!

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão