Seguidores

sábado, 24 de janeiro de 2009

CORPO E VOZ


A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), na laringe, pelo ar vindo dos pulmões. A voz é uma característica humana, que vem da necessidade de comunicar.É um trabalho em conjunto de vários orgãos do nosso corpo e sendo assim a voz sofre muita influência do nosso estado de saúde ou emocional, (eu por exemplo não posso ficar nervosa).
No cotidiano é natural que o nosso corpo, a nossa voz sejam usados de uma forma inconsciente, porém os atores e atrizes precisam ter consciência de amplitude da voz, usando palavras bem pronunciadas, boa dicção, a respiração controlada, os cuidados necessários e o corpo em comunhão com esse estado, pois o corpo e a voz são os meus, instrumentos de trabalho, é o intrumento de todo ator/atriz. A voz é um instrumento vivo, o corpo também. Voz e corpo são uno.

Pensado em voz e corpo como único, percebemos o quanto um influencia o outro, os impulsos, as nuances e vibrações de um pertence ao outro. Não existe coisa mais linda para mim quando vejo um espetáculo teatral e percebo no ator na atriz que não há separação, quando esses impulsos são realmente sentidos, usados e modelados conforme a necessidade do momento e eu particularmente recuso ver toda obra onde se percebe nitidamente a separação: a hora de falar, dançar, cantar.

Mas cuidemos então desse instrumento lindo que é o nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão