Seguidores

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HOJE É DIA, DIA DE INDIO


Quando criança escutei de minha linda avó paterna que ela era filha de uma escrava com o filho do dono do engenho. Um tio me contou que minha tataravó materna foi resgatada quando jovem no meio do mato, porque tinha se desgarrado de sua tribo e por algum motivo estava vagando perdida e então entrou pra familia. Meu pai é negro de olhos claros, minha mãe é clarinha de cabelos negros, tenho uma irmã loira, sou neta de caiçara por parte de avó materna, sou negra e dizem que hoje é dia do indio??!!! "Onde estão os donos desta terra?"
Então eu fico confusa, quando as pessoas abrem a boca pra dizer sou da raça negra, raça isso, raça aquilo. Não é possível que as pessoas ainda discutam isso. A única raça que existe é homo sapiens para denominar humano, por necessidades de adaptação ao meio somos diferentes em alguns detalhes, aliás cada ser humano é um ser único e exclusivo em sua personalidade.
E os indios? Quando invadiram o Brasil em 1500 esses donos da terra foram enganados, subjugados e destituídos de sua cultura o que dura até hoje, até quando? Em outros países colonizados os nativos foram exterminados, aqui a tragédia foi gradual se estendendo até os dias de hoje.Nós todos temos uma dívida com a história, com todos os irmãos negros, indios, imigrantes. Espero o equilíbrio, o respeito ao direito de sermos nós mesmos. E eu sou uma mistureba de gente.

"Sou da cor dos seus olhos
e um pouco desse céu anil
sou o inicio do mar a nascente do rio,
Sou guerreiro, indio
menino de rua yaê,
pai santo no terreiro
sou terra sou ar, sou brasileira".

Versos que foram musicados por mim,de Eliana Alcântara sempre Tupã, brasileira atriz e poetiza que vive hoje na Suíça.

11 comentários:

  1. Olá boa noite. Adorei o seu blog. O seu nick e gostei muito do que li, fiquei feliz de vir conhecê-la. Deixo um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda esse seu blog... Sinto-me em casa e confesso que leio seus escritos como se os tivesse parido!!! Um beijo e um cheiro, agora, além do manjericão, com uma pitada de dama-da-noite...

    ResponderExcluir
  3. Não elogio com facilidade. Fiquei maravilhado com o seu texto impregnado de sentimentos e de uma beleza fantástica. O ser humano no seu esplendor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dea!

    Assim que terminei de ler seu texto, lembrei da música de Gabriel Pensador: “Cachimbo da Paz”.

    As pessoas procuram definições para formar arquetípicas miopias.

    Bjuxxx e xerooo

    ResponderExcluir
  5. Uma "mistureba" linda!
    Adorei seu texto.
    Verdadeiro e inteligente.A liberdade de sermos nós mesmos,é uma realização imensa.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. É bom estar deste lado do oceano e poder sentir essa alma quente brasileira que tao bem nos transmites.

    Um beijinho Dea.

    ResponderExcluir
  7. Patricia essa liberdade de sermos nós mesmos geralmente é alcançada com muito esforço.Não é um caminho fácil, mas necessário.

    Raquel na maioria das vezes os rótulos são usados até mesmo por quem critica.

    Déia somos esses temperos e cheiros de anos, linguas e cores.

    A. Teifher obrigada poeta.

    Que bom Luis que chega assim tão longe a minha alma.

    Beijos meu povo.

    ResponderExcluir
  8. Excelente post, Dea!
    Concordo totalmente com você, somos todos Homo sapiens. E fim.
    E a mistureba é uma das melhores coisas que existe no Brasil. Apesar de tanto preconceito mal disfarçado que ainda temos, ainda é um raro lugar onde, como já ouvi dizer, o árabe pode marcar de encontrar-se com o seu melhor amigo, judeu, para irem ao bairro italiano comer sushi no restaurante do português.
    Quanto ao preconceito e aos preconceituosos, eu acho que vale a pena lembrar a máxima que meu pai sempre dizia: não importa se é branco, negro, rico, pobre, homem, mulher, todos c***m fedido igual.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dea! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão antecipada!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Menina Misteriosa como vc mesma disse tudo vira festa e eu estava me divertindo e muito, continue como vc é autentica.

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão