Seguidores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

VAMPIRA COMENTANDO VIDA...E MORTE

Hoje serei mórbida, serei fria e prática. Comentarei sobre fatos que talvez todos já estejam cansados de ouvir ao longo dessa semana mas que sinto uma necessidade grande de deixar escapar por meus dedos até o meu desgastado teclado.
Como todos sabem sou uma vampira, um ser da noite e que muitos podem estar pensando "Ela deve está feliz com os últimos acontecimentos, deve adorar a morte".
Como vampira esclareço que o sopro que ainda me resta dessa vida que vocês conhecem, de simples seres viventes, digo que para viver dependo de vida e alegria ao meu redor, de sorrisos, de pessoas com tesão para viver e muito sangue quente pulsando. E os acontecimentos recentes me tiram as forças.
Todos os anos esses acontecimentos se repetem como num ciclo interminavel de resultados que poderiam ser evitados ou pelo menos amenizados. Os poderes públicos sabem que as chuvas virão, mas se negam a realizar obras que não saltam aos olhos, como saneamento básico para dignidade dos bairros, morros, comunidades e favelas.
O Rio de Janeiro esses dias não está nem um pouquinho lindo, seus morros descem em cascata levando casas, asfalto, carros e vidas. Um dos morros o do Bumba em Niterói me deixou boquiaberta, não é um morro comum, foi um morro construído pelo homem, com lixo, um aterro sanitário. A terra negra rica em chorume escondia uma tragedia que se não fosse pela chuva seria por explosão pois por causa do lixo é como uma bomba relógio de gás metano.
A minha pergunta é: Se fizeram estudos, sabiam que a área não podia ser ocupada porque não houve nenhum esforço pelas autoridades competentes de impedir essa ocupação?
Não seria muito mais barato gastar em habitação planejada e saneamento?
A frente fria chegou ontem por aqui, deslizamentos, alagamentos e só chegou, logo, logo as tragédias de todos os anos irão se repetir, estão AGORA, agora cadastrando pra dar plásticos para encobrir encostas, isso tudo cansa!
Pro Haiti enviaram mais de mil homens e donativos e no Rio vejo uma pequena quantidade de bombeiros trabalhando, como se explica isso? E no caso do Morro Bumba em particular pelo risco de contaminação só máquinas podem ser usadas. Por sinal pelo que vi na tv acho insuficiente.
Fica o apelo de Vampira que as autoridades se preparem para o próximo ano e que agora o Brasil mostre a mesma força que demonstra ter quando enviam ajuda a outros países. Enquanto isso, pessoas choram. Emocionante aquela menina linda Laura Beatriz que falou no final do JN, oito anos e falava com a sabedoria de quem já viu tanto da vida. Quanto a mim sei que vampira é um ser invisível a sociedade, mesmo assim peço, porque a dor dessas familias...
Enquanto isso aqui na Bahia chove também...
Imagem: Al Tuur

6 comentários:

  1. Querida Dea,
    O mundo anda perdido.
    Triste daqueles que se vao perdendo no meio dele.
    Triste teu post,mas a verdade de uma verdade.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  2. Você se mostrou uma vampira cheia de vida, Dea. Parabéns pelo texto. Me fiz ontem as mesmas perguntas que você. Como nossos governantes permitem isso? Achei o fim da picada uma representante da prefeitura de Niterói que não sabia que o poder público tinha feito obras de urbanismo ali. Quanto à menina, Laura Beatriz, o que mais me chamou a atenção foi como as crianças, talvez por não entenderem tudo com tanta clareza, nunca perdem a esperança: "Agora eu vou viver a minha vida. Tenho muito pra viver". Isso, realmente, me marcou...

    Bom... Visita retribuída. E aqui também virei por mais vezes. Mas como você descobriu o "Literatura éshow"?

    ResponderExcluir
  3. Dea, muito prazer em ler(conhecer), você.
    Seu desabafo, nesta postagem, fala por mim, por muitos brasileiros...
    Gostei muito daqui =]
    Obrigada pela visita
    Beijo Mell

    ResponderExcluir
  4. Dea,
    A mim também revolta este descaso. A mim também revolta a situação que se arrasta anos a fio, à mercê de interesses eleitoreiros e de curto prazo.
    Me revolta saber-se dos riscos de algum local e não ser feito nada.
    Você falou do Rio, não tenho nem o que negar, uma tragédia absurda - e evitável. Mas há outros exemplos.
    Lembra-se, aqui em São Paulo, das inundações no Jardim Pantanal? Caramba, NINGUÉM PAROU PARA PENSAR POR QUE O LUGAR TINHA ESTE NOME? Aliás, há algum tempo, em uma exposição, eu descobri que o problema das enchentes em São Paulo vem do século XIX. Antes do crescimento desordenado. Antes da falta de planejamento urbano. E em mais de 100 anos ninguém fez nada para tentar minimizar o problema!
    Entendo seu protesto e revolta. E compartilho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vi teu comentário em meu blogger e fico grato. Vindo a BH faça contato, será um prazer papear contigo. Pediria se for o caso, seguir e recomendar meu blogger pois assim farei tbem com o teu. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita e palas palavras gentis. Abraço!

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão