Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

A VOZ DA ATRIZ

Sou atriz. Por mais que as vezes eu diga ainda falta muito, estou cheia de falhas, sou atriz e ponto.Paro pra pensar nas coisas que tenho que fazer nessa profissão, concessões, trabalhos e umas das que mais sinto falta e me doí é não ter o direito de fechar os olhos pra cantar. Quando se canta, se sente, se entrega, se fecha os olhos.Protesto! Não posso fechar meus olhos para cantar. Vi um vídeo de um amigo cantando e invejei ele. 
Ele se abandonava em seu prazer de soltar a voz, seu corpo reagia instintivamente a cada nota mais alta ou cada palavra mais forte.O corpo confortavelmente instalado em seu eixo, com todo tempo do mundo para respirar.Seu corpo se prolongava com a voz, a energia estava dilatada, sua técnica estava concentrada em sua voz, nada mais, apesar de alguns momentos seus olhos abrirem e timidamente olhar o público, mais rápido possível ele mergulhava em si mesmo.
É isso, mergulhado em si mesmo. Quando estou no palco não posso me abandonar em sentidos, tenho que sentir sem perder a consciência de tudo que tenho para realizar que pode ser correr, pular, dançar, pegar, olhar, sei lá são tantos verbos, tantas ações contidas em um corpo, em uma voz, corpovoz,vozcorpo, que tem que se projetar ainda que sussurre, ainda que chore, que tem que se prolongar, que nem sempre precisa ser bonita e nem todos os momentos afinada, mas assim como o cantor que se abandona em seus sentimentos, os sentimentos estão todos lá, trabalhados em um corpo que não pode perder a consciência, que tem seu ritmo e o ritmo que pede o texto, a cena, a emoção também, e tem que ser mesmo que esteja com o corpo torcido em uma posição absurda, mesmo que o tempo seja curto para respirar,então em cena eu canto concentrada, feliz.Então eu debaixo do chuveiro fecho meus olhos e canto completamente louca e livre, feliz canto.

5 comentários:

  1. Acredito que são entregas muito parecidas. O ator é a palavra no corpo, na voz, no olhar, na outra vida que encena e que deve ser manifesta. O cantor pode ser uma corda que vibra harpejos e palavras ecoando pelo espaço, ressoando pelo seu corpo.
    A grande diferença é que, ao cantar de olhos fechados, o cantor pode ter a escuridão como palco e flutuar dentro de si mesmo junto com a música.

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que você quer dizer, pois também sou atriz e trabalhei em um musical. Nas aulas de canto e ensaios, também queria ficar de olhos fechados... sentir a música.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    DEA E O MUNDO

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUUNER , CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  4. Estive sumido por uma semana, mas, já voltei, e com uma voz forte e altiva para quem quiser ouvir, risadas...
    Você tem razão quando diz que o proficional cantor não canta com o corpo retorcido.
    Solte sua voz sim, pois o público tem que ouvir alto e em bom som.
    Bravo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. você é atriz sim,escritora e de muito talento!Belíssimo texto,que vem da alma.bjssss

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão