Seguidores

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Comédia Dell'Arte

A commédia Dell'Arte nasceu no final do século XIV , era a personificação da sociedade italiana da época, conhecida também como a comédia italiana de improviso, comédia de máscaras. No principio só homens encenavam.Tinha por características o uso de máscaras, personagens/tipos fixos que tinham pequenas alterações nas suas características a depender da localidade e do ator que assumia o papel. Atores virtuosos, que usavam muitos artificios como acrobacias, mímicas e se especializavam em um determinado persona
gem, faziam uso de um roteiro chamado de canovachio que sempre se convertia em aventuras amorosas com finais felizes, com o qual os atores estavam livres para o improviso. As apresentações eram feitas nas ruas e ridicularizavam a sociedade. Com o tempo migrou para outros países como por exemplo a França, assimilando traços dessa cultura.
Na verdade não existem dados que descrevam fielmente como foi a commédia Dell'Arte então o que se tem suposições do que tenha sido através de alguns poucos registros.
A maior riqueza deveria ser realmente os personagens cujos principais eram os Zannis:Arlekin,Briguela,Francisquinha, os velhos:Pantaleone, Capitão,Doutor e os enamorados que tinham vários nomes mas o principal foi Isabela que era o verdadeiro nome de uma atriz, isso era comum, um ator fazia tão bem determinado personagem que o personagem assumia o nome do ator.

Durante dois semestres na Escola de Teatro tive o privilégio de estudar um pouco sobre o tema e experimentar um pouco do que entendemos na prática. É realmente um ótimo exercício teatral, construimos as máscaras, o canovachio e apresentamos com dois elencos que se revezavam, apresentamos também no palco e nas ruas.
O Cavalo Marinho parece ser a manifestação cultural brasileira que mais se assemelha com a commédia Dell'arte.É uma Encenação popular tradicional de Pernambuco, se trata de uma variante do Bumba-meu-boi apresentada nas ruas com a participação do público e seus 76 personagens tendo em comum com a commédia as máscaras, os personagens fixos.
Percebe-se que os tipos são parecidos em muitas culturas , parece que a commédia ainda está viva a essência existe em folguedos, espetáculos de rua em muitas partes.

Uma sugestão de livros sobre o assunto:
As Loucuras de Isabela, autor: Flaminio Scala
A Arte Secreta do Ator,autor: Eugênio Barba
Cli Abitati Di Arlecchira, Autor : Claudia contin
Manual Mínimo do Ator, Autor: Dário Foo
( Se alguém quer me dar um presente pode me dar uns desses livros... heheh...)

Gada ,Vilas Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão