Seguidores

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vitoria Régia Estrela da Noite

Nos rios da Amazônia, uma planta de folhas verde-escuro bóia sobre as águas. A vitória-régia (Victoria regia), é uma planta aquática típica da região amazônica. Suas folhas são grandes e de formato circular, com bordas dobradas, formando uma espécie de bacia. Elas podem chegar a 2 metros de diâmetro. As folhas da vitória-régia conseguem suportar o peso de uma criança pequena sem afundar na água.
Suas flores podem ser brancas ou rosadas, normalmente misturadas ao amarelo. Elas possuem várias camadas de pétalas e, no meio, um botão circular onde ficam as sementes. As flores só se abrem de noite e podem ter até 30 centímetros de diâmetro. O perfume da vitória-régia é delicioso.
Existe uma lenda indígena a respeito da vitória-régia. Como suas flores abrem-se à noite, os índios a comparam à lua e às estrelas. Eles contam que certa vez, na Amazônia, vivia uma indiazinha que queria se transformar em uma estrela. À noite, ela gostava de olhar para o céu para admirar as estrelas. Ela achava que a lua poderia vir buscá-la na Terra e levá-la para o céu. Uma noite, a linda indiazinha debruçou-se na margem do rio, onde a lua cheia estava refletida. Ela ficou hipnotizada pela imagem da lua, caiu no rio e desapareceu dentro das águas. A lua então a transformou em uma vitória-régia. Por isso a flor da vitória-régia é chamada "estrela das águas".
Se eu pudesse voltar ao mundo como uma flor,seria essa que vive entre as aguas e a Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão