Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os Sete Pecados Capitais, Carne e Osso

Os sete pecados capitais...lembro quando criança de ter meus pesadelos a visão desses pecados. Se levarmos a sério, tudo, somos pecadores por segundo porque tudo é pecado e já estou então queimando bonitinha no inferno.
O papa Gregório Magno no século VI instituiu os sete pecados capitais, que são os princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo. Os sete pecados capitais são:

1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora; (Adoro)
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro; (sou avarenta)
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;(as vezes acontece)
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável; (facinho de acontecer)
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente; (odeio)
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais; (ai! prefiro não comentar rsrs...)
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. (quando ela me pega...)
Resumindo: Tudo é pecado nessa vida! Arg!
Desejar é pecado, comer é pecado, guardar é pecado,trabalhar é pecado, trepar é pecado, não fazer nada também é...ai. Hoje pequei o dia todo. Primeiro senti preguiça de trabalhar, depois comi como uma louca no café, invejei as pessoas magras, tomei uma topada e odiei o mundo e tudo que há nele por um instante, comprei um cetim para um vestido voluptoso e a luxuria tomou conta de meu corpo e pensamentos, escondi dinheiro, e fui muito metida com uma pessoa que me irrita.
Mas eu vou dizer viu, viver né fácil não e quase tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda. Acho Seven um filme massa e tem uns pecadinhos que valem a pena cometer rsrrss.

Aproveitando: A imagem é do pintor e gravador neerlandês Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch — viveu entre 1450 e 1516.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação recorrendo à utilização de figuras simbólicas, complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
Não se sabe ao certo qual a origem desta obra. Talvez provenha da encomenda de uma ordem monástica da época. Sabe-se apenas que posteriormente passou a compor a coleção do rei espanhol Felipe II, juntamente com outras obras do artista. Bosch escolhia para seus temas moralistas personagens de lendas, provérbios e superstições populares, dando-lhes um aspecto alegórico na representação. Com isso ele criou uma iconografia fantástica própria, que lhe permitiu abordar desde os pecados humanos até sua terrível conseqüência, o inferno. Bosch demonstrou sua preocupação com o homem, mostrou de forma contundente e sem rodeios sua percepção apocalíptica da condição humana. Na obra Sete Pecados Capitais, Jesus Cristo se encontra no centro do painel, cercado por um largo anel dourado no qual está inscrito em latim: "Cuidado, cuidado, Deus vê". A esfera central tem a aparência de um olho humano, e Cristo estaria dentro da pupila. A imagem remete ao significado do olho de Deus, que tudo vê. No restante, temos a representação de cada um dos sete pecados capitais (avareza, soberba, gula, ira, inveja, preguiça e luxúria) em cenas que poderiam ser vistas no cotidiano de sua região. Nos quatro cantos do painel encontramos círculos, dentro dos quais estão representados: a morte, o juízo final, o inferno e a glória.

Carne e Osso
A alegria do pecado
Às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu
E eu gosto
De estar na terra
Cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano
Perfeição demais
Me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso
Pra não ser carne e osso
Zélia Ducan

4 comentários:

  1. Siempre y siempre y siempre y siempre estamos pecando!!!

    Pero es bueno pecar, porque para hacercarnos a la luz, primero tenemos que conocer la oscuridad...

    Besoa imaginarios querida Vampira!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. SIEMPRE UNO PECA, AUNQUE NO QUIERA, Y ESO AVECES AYUDA A SEGUIR POR EL CAMINO CORRECTO.

    BESITOSS VAMPIRA DEA :-)...

    ResponderExcluir
  3. Oh, el pecado!!

    Qué seria de nosotros si no pecaramos??? Nuestra naturaleza sería otra creo yo...
    Aunque claro, hay pecados que si no se controlan, envenenan!!!

    Un beso grande!!!

    ResponderExcluir
  4. Acerca de los sentimientos.

    Vampira querida somos bobas tal vez por imaginar que un sentimiento se puede expandir hasta otro cuerpo!! De tal manera que ambos sintamos lo mismo al mismo tiempo!!

    Saludos!!!

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão