Seguidores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O CAMINHO DAS INDIAS FICA LOGO ALI NO PROJAC

Mais uma novela de horário nobre desperdiçando o tempo de quem se habilita a conferir . Já não bastasse ser a cópia fiel do Clone ( até os tipos são os mesmos), o que mais me deixa irritada é o tratamento dado ao telespectador como se fossemos idiotas. Aquela forma de texto é terrível: falam a frase em língua indiana depois ficam traduzindo para o português, aff!
A Índia com sua cultura milenar, que já foi uma das regiões mais prósperas do planeta e foi arrasada por muitos anos de colonização inglesa, é folcloricamente mostrada com seu lindo, sagrado e imundo rio ( Ganges, essa parte não é mostrada , claro.), pois o mesmo que se banham e purificam, despejam todo tipo de dejetos e cadáveres.
As castas são assunto diário, assim como as lendas. É sempre bom ter acesso a outras culturas ( digo isso principalmente porque adoro conhece-las) e acho que o respeito as diferenças tem que existir , mesmo estando chocada com muitas das características do país que não são mostradas: mulheres tratadas de forma humilhante, assassinato de meninas, o problema das castas levados pelo fanatismo religioso, toda pobreza, sem perder a dimensão dos muitos problemas do Brasil.
Aproveitando fico desejando que futuramente em outras tramas explorem mais a nossa cultura, temos tantas coisas que não conhecemos em nosso país continental. Fica tudo restrito a São Paulo, Rio de Janeiro e quando muito uma caricatura de alguma cidade do nordeste. Fica então aqui meu desabafo e a esperança de mudanças para dias melhores na Índia, no Brasil e em nossas novelas. E você o que pensa? Gostaria de saber outras opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão