Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A VIAGEM DA MINHA VIDA, PARTE VII, INDO EMBORA

Era dose domar aqueles meninos eu e minha amiga éramos minoria e por muitas vezes se não brigássemos feio prevalecia a vontade deles. Digo isso porque inventaram de ir a Puno viajando num ônibus de dois andares que era mais caro e algo me dizia que não ia ser bom. Ok, todos se divertindo, viagem tranquila vou ao banheiro e surpresa: Uma idéia de girico banheiro panorâmico, alguem já viu disso? a parte do banheiro que dava pra fora era de acrílico, vidro, sei lá e fui eu me sentindo a Priscila, Rainha do deserto só que no trono mesmo, ganhei até chauzinho de um cara que passou numa Mercedes velha.
Voltei mas não adiantava me zangar e fomos cantando, observando a paisagem, contando piadas. Quando chegamos a Puno eram quatro da tarde, e nos disseram que no outro dia, um domingo, seria a eleição para presidente na Bolívia e que seria um momento problemático. Nos desesperamos, pois qualquer impedimento de chegar a Cochabamba nos prejudicaria demais. Então tomamos a decisão de irmos para La Paz e passar a eleição descansando. A fronteira fechava as19:00 e já eram 17:30. Pegamos o ônibus e chegamos na fronteira um lugar esmo no meio do mato e umas casinhas goguentas. Já tinha fechado, no desespero juntamos todos que queriam migrar, e fomos ilegalmente na casa do funcionário, imploramos e ele nos passou modificando a hora. Fiquei triste porque só vi o Titicaca da janela do ônibus, mas um dia volto pra ver Pegamos uma van e quando pensávamos que já tínhamos chegado, mais uma vez tínhamos que pegar outra van para outro, e outro lugar até que chegamos o mais próximo de La Paz e resolvemos entrar num hotel, parecia aqueles de filme americano, com brigas e cabeceiras de cama batendo nas paredes. Pegamos outra van e paramos em uma cidadezinha. Ficamos na  rua com as bagagens enquanto dois colegas foram buscar um taxi, a demora foi grande e batia o desespero, estavamos parecendo heróis japoneses . Enfim chegou um taxi com cachorro dentro e tudo, embarcamos e quando chegamos ao centro de La Paz, não encontrávamos hotel, enfim conseguimos, passamos dois dias difíceis trancados no hotel, eu fraca e o Brasil ganhando a copa, voltamos para o Brasil e nos perguntamos porque passamos por tudo aquilo.
Pode até parecer um perigo sem proposito, ou que só tiveram momentos ruins, mas cada cheiro, cada pessoas que conheci, cada história que me foi contada, flor, verde, vento, frio, o sol, os olhares, foram emoções indescritíveis, voltei mais duas vezes, com conforto e programação perfeita, conheci e fiz amigos lindos, mas a primeira foi mágica, não sei explicar. Paro de contar porque ficou demasiada grande, porque não quero contar demais, ou sei lá, cansei, mexe comigo ainda.
Um vídeo de 2009, no final...

Abro e fecho meus olhosmuitas vezes, pisco sem parar como que para ter certeza do que vejo, sinto os cheiros o vento. Daqui de cima do cruzeiro de S. Cristovão o vento me chega diferente, é um mar de luzesserpentes vivas de fogo que saem da terra, são luzes, são pessoas. Não sei como tive coragem de subir aqui, o nome do percusso dado por um amigo meu é Jesus está chamando, porque o carro passa a centímetros de cair do despinhadeiro enquanto vemos casinhas coloridas que parecem feitas de caixas de fósforos e o guia insiste em mostrar o cemitério. Mas quando se chega tudo vale a pena, vejo toda a cidade até o mar, seus engarrafamentosluzesprédios. Vejo um incêndio o fogo lambe o céu, imagino o desespero e penso no meu próprio porque ainda tenho que descersendo que  subi porque esqueci como era...Coisas me voltam a mente, frescas, como foi quando estive aqui da primeira vez...e choro porque o tempo passa, porque tudo passa e fico feliz porque tudo passa. Subi de dia, desci de noite.

VIDEO DO MOMENTO DESSA SUBIDA FEITO POR TIAGO CHAVES
Voltei em 2010, volto se Deus quiser em 2013, dessa vez com meus filhos.

3 comentários:

  1. ha ha ha, taxi com cachorro dentro foi uma surpresa e tanto, continuo imaginando a cena e rindo sozinho...

    Pelo seu relato é possível perceber que não foi apenas uma viagem, foi uma experiência de vida e transformação, daquelas que não se esquece e não se apaga... e isso é tão legal, aquelas pessoas, lugares ou experiências que mesmo breves permanecem conosco para sempre.

    show o video!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. É uma experiencia e tanto em! Imagino se fosse uma pessoa que não tivesse a tranquilidade para absorver os contrastes de lugares que não conhecemos in loco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com a parte do banheiro e o táxi com cachorro, ainda bem que vc os ama! São histórias que só vc viveu e agora pode nos contar. E são riquezas, experiências que levamoS para toda vida. Bjssss

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão