Seguidores

terça-feira, 27 de novembro de 2012

CIDADE DO ESCURO


Mais uma cidade inspirada nas Cidades Invisiveis de Italo Calvino
Existe uma cidade na qual nada é bonito, na verdade ninguém sabe o que é bonito ao certo pois tudo é visto em brumas, tudo está coberto de escuridão. Esta cidade foi construída dentro de uma caverna e as pessoas não sabem que existe uma cidade de luzes muito próxima a eles.
Eles têm olhos muito grandes adaptados a ver o máximo do escuro, suas peles são brancas e suas veias podem ser vistas, se percebe até o caminho do sangue, se pudessem ser vistos a luz, suas unhas são como garras estão sempre cavando, se alimentam de vermes, insetos e restos. É como se fossem esquecidos presos nesse lugar, no entanto estão livres, só não conseguem encarar a luz, têm medo, muito medo, foram ensinados há muitas gerações que a luz é o mal.
Não vestem roupas e seus corpos são deformados, adaptados a situação em que vivem. Não há cor, não há esperanças, quando gruem expressam tudo sem limites e com violência, a condição da limitação da palavra a falta de um conhecimento mais evoluído o fazem assim. Se precisam se matam por um resto qualquer e na mediocridade dessa subsistência passam a vida sem saber que existe um mundo de luzes e cores ao redor daquela sepultura coletiva de quase vivos.
Eles até que tentam criar um pouco de luz artificialmente mas essa luz só é o suficiente para subsistir, olhar um pouco os rostos monstruosos e seus corpos sofridos e deformados. Sentem pena deles mesmos, por essa condição mas poucos conseguem realmente criar coragem e enfrentar a luz. Conseguem fazer fogo e do fogo vem toda a luz que conhecem.
Cada criança que nasce não é fruto de amor nem bem querer, em geral nasce da irracionalidade e brutalidade. As mães choram quando vêem o seus ventres crescendo pois é a único esboço de amor que existe nesta cidade: o de mãe para com seus filhos.
Mas se não houvesse escuridão não haveria luz e por causa desta cidade escura nasceu uma oposta. O problema é que nada pode ser só luz e nada pode ser só escuridão. Estes seres vivem nessa escuridão e desconhecem que poderiam mudar o curso de suas vidas simplesmente encarando a luz que tanto temem: uma luz chamada verdade.


12 comentários:

  1. É tudo tão evidente neste texto que para que falemos da Verdade o autor teve que mascarar uma realidade com duras penas. Observando bem é o que muitos seres está vivendo, em plena e total escuridão.
    Bravo, aplausos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois foi isso mesmo que quis dizer Lú, que por muitas vezes nós não temos coragem de enfrentar a luz.
      Bjs.

      Excluir
  2. O texto foi construído de forma tão interessante que a leitura se torna suave.

    Parabéns pela criatividade.

    Aplausos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Há muitas cidades dentro de nós, algumas inabitáveis...

    Abraço de parabéns por tua criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tocou em um ponto forte Will: Nós é que somos a cidade.

      Excluir
  4. Impressionante este teu post...
    Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Deazinha queridona, beijinhos com carinho e um excelente fim-de-semana.

    Adenda:
    Desde já peço desculpas se na troca de comentários disse algo que te magoasse mas juro que se tal aconteceu foi involuntáriamente e não passou de mera brincadeira. Ainda assim quero que saibas que gosto imenso de ti.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. De onde vc tirou isso? Rsrsrsr, Só me divirto e muito lendo as coisas que escreve.Também gosto de ti.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Achei viva a descrição, e interessante os processoas de procriação...Como disse, o conjunto ficará muito interessante!

    ResponderExcluir
  8. Pois menino já mudou tudo de novo rsrrs por isso que publiquei rsrsr

    ResponderExcluir

Que bom que deixou a sua opinião, volte depois que te respondo aqui mesmo. Beijão